”FACEBOOK”



19 DE ABRIL - DIA DO EXÉRCITO BRASILEIRO


19 de abril se comemora o dia do Exército, em homenagem ao longínquo 19 de abril de 1648, pela vitória da Batalha do Guararapes, onde pela primeira vez as três etnias formadoras da nação brasileira ( O português, o índio e o negro) , se reuniram em armas para expulsar o invasor holandês, sendo este o núcleo da Força Terrestre.

No dia 19 de abril comemora-se o dia do exército brasileiro. A data é marcada pela primeira luta dos povos do Brasil contra a dominação holandesa, em 1648.
Os indivíduos que treinam e lutam para defender os espaços e direitos de um país são os integrantes dessa corporação.

O Brasil possui três forças armadas, responsáveis pela defesa do país, e o exército é uma delas.No período de 1808 até 1967 o responsável pelas ações do exército era o ministério da guerra; entre 1967 e 1999, o controle passou a ser feito pelo ministério do exército.

A partir de 1999, criou-se o ministério da defesa, responsável pela defesa nacional, unindo as três forças armadas do país: o exército, a marinha e a aeronáutica.

O comandante supremo do exército brasileiro é o presidente da república, mas existem os cargos hierárquicos dentro da corporação.
As tropas do exército praticam fortes treinamentos, como preparo para operar em circunstâncias de guerra e de conflitos mais extremos. São responsáveis pela segurança da pátria junto às fronteiras, compartilhando tal responsabilidade com os serviços da aeronáutica.

Luis Cláudio
Educador e Espicialista em Segurança

”logo”

Serviço de apoio e orientação profissional ao adolecente
2018 - Todos os direitos reservados - Há 18 anos tranformando vidas