ESCOLA PREPARATÓRIA PROJETO MILITAR

CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
ENSINO TÉCNICO E PREPARATÓRIO

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Escolhas Novas – Novo Ensino Médio e a Formação Profissional.

A escolha da profissão, é o momento mais importante na vida do ser humano. Seja ele adolescente, jovem ou adulto. O Professor e Pedagogo – Luis Cláudio irá orientar sobre o novo ensino médio e a escolha da profissão no contexto do novo ensino médio.

Desde 2017, quando foi aprovada a Lei nº 13.415/2017 pelo Governo Federal, a reforma do Ensino Médio tem sido foco no universo escolar, uma vez que traz mudanças consideráveis no currículo das escolas públicas e privadas brasileiras, que têm até 2022 para se adequar às novas diretrizes e legislação.

Demais especialistas em “Carreira Profissional“, apoiam a necessidade da educação profissional no período escolar, e liberdade de escolha da profissão por parte do estudante, é umas dos assuntos mais relevante do novo ensino médio. A reformulação do Ensino Médio parte da ideia de que esta é a etapa importantíssima a inserção da Educação profissional para a preparação para os desafios da vida e para o mundo do trabalho, e é um direito de todos os cidadãos. Atualmente, apenas uma pequena parcela dos estudantes brasileiros que concluem o Ensino Médio e tem a oportunidade de se preparar para uma profissão ou ingressa na universidade.

Linguagens e suas TecnologiasMatemáticas e suas ecnologiasCiências da Natureza e suas TecnologiasCiências Humanas e Sociais Aplicadas e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, passam a ser a base central para o novo ensino médio voltado também para a profissionalização do estudante, dando-lhe o preparo necessário para os desafios da vida.

 A reforma do novo Ensino Médio está centrada no protagonismo do aluno e na construção de seu projeto de vida. Atualmente, a proposta curricular possui conteúdos obrigatórios nos três anos, da 1ª à 3ª série, com 100% da carga horária composta por uma grade de 13 disciplinas obrigatórias. Com a mudança, as disciplinas serão reunidas em quatro grandes áreas do conhecimento, com 60% da carga horária voltada a conteúdos obrigatórios, e 40% da carga horária com percurso formativo flexível, que pode ser escolhido pelo próprio aluno no 1º ano.

Outra ação fundamental de acordo com nova Lei nº 13.415/2017, que toda escola deve implementar para os alunos das séries finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio é trazer para a escola professores ou divulgadores de ofertas de educação profissional da cidade ou da região.

As escolas devem abrir espaço para o autoconhecimento dos alunos. Por exemplo, quando houver a volta das aulas no modelo híbrido, a escola deve abrir espaço para os alunos falarem de si mesmos, do que aconteceu durante o período de isolamento domiciliar, do que eles vivenciaram, como foi a vida com a família, etc. Explorar o autoconhecimento de cada um é muito importante.  

Que Deus te ilumine.
Fonte: Serviço de Comunicação Social e Desenvolvimento Humano

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